Pretende voltar a estudar?
Então, a informação que se segue interessa-lhe.
Neste Blog pode ficar a conhecer as diferentes ofertas educativas e formativas para adultos existentes na Região Autónoma da Madeira.

SE PRETENDE INICIAR OU CONCLUIR O ENSINO SECUNDÁRIO (12º ANO DE ESCOLARIDADE)

No ano letivo 2016/2017 pode fazê-lo optando por um dos seguintes processos de educação/formação ou equiparação:

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS - NÍVEL SECUNDÁRIO

FORMAÇÕES MODULARES – NÍVEL SECUNDÁRIO
  • São uma oferta formativa que permite capitalizar Unidades de Formação para a obtenção das qualificações constantes do Catálogo Nacional de Qualificações.
    Condições de acesso: Ter idade igual ou superior a 18 anos, sem qualificação adequada para efeitos de inserção no mercado de trabalho. As Formações Modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível secundário e nível 3 de formação destinam-se a detentores de habilitação escolar igual ou superior ao 9º ano de escolaridade.
  • Onde: Centros de Novas Oportunidades - Escolas públicas e particulares - Outras entidades de natureza pública e privada.
  • Certificação: Certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento.
VIAS DE CONCLUSÃO DO NÍVEL SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO
  • São uma resposta aos candidatos, oriundos de planos de estudos extintos, que pretendam concluir o ensino secundário. Concretiza-se através da via escolar (exames) ou da realização de módulos de formação do Catálogo Nacional de Qualificações ( Decreto-Lei nº 357/2007, de 20/10).
  • Condições de acesso:Ter idade igual ou superior a 18 anos e ter frequentado, sem concluir, planos de estudo já extintos ( até 6 disciplinas/ ano em falta).
  • Onde: Escolas do ensino secundário público e particular e, ainda, entidades formadoras de cursos EFA de nível secundário. O encaminhamento dos candidatos para esta via é efectuado preferencialmente pelos CNOs, ou pelas escolas. Escola Secundária Francisco Franco: conclusão de curso profissionalmente qualificante; - Escola Secundária Jaime Moniz: conclusão generalista do nível secundário e conclusão de curso orientado para o prosseguimento de estudos; 
    - Escola Secundária Prof Doutor Francisco Freitas Branco - Outras escolas a designar pela Direcção Regional de Educação;
    - Escolas públicas e particulares/privadas com Cursos EFA (2009/2010)
    Certificação: Certificado de conclusão de nível secundário de educação ou certificado de nível 3 de formação.
CONCLUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE EXAMES NACIONAIS E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (Planos de Estudo actuais – Decreto-Lei nº 74/2004)
  • Para a operacionalização desta via, o candidato deverá realizar exames nacionais do ensino secundário e de equivalência à frequência, conforme os casos, como candidato autoproposto, de todas as disciplinas que constituem o plano de estudos dos cursos científico-humanísticos e cursos profissionais, de acordo com o Regulamento dos Exames Nacionais para o Ensino Secundário. A inscrição para os exames realiza-se, anualmente, em data a marcar pelo Ministério de Educação.
EQUIPARAÇÃO DE HABILITAÇÕES ACADÉMICAS ADQUIRIDAS NO PASSADO
  • Os candidatos detentores de habilitações nacionais adquiridas no passado podem requerer equiparação às habilitações actuais, independentemente das terminologias e modalidades de ensino que se sucederam no tempo. A concessão da equiparação é da competência dos Conselhos Executivos das escolas públicas e é regulamentada pelo Despacho nº 15820/2004 (2ª série), de 31 de Março, com a Rectificação nº 1224/2005, de 18 de Julho.